NaNoWriMo 2017: balanço do primeiro final de semana

10k palavras depois e ainda sem saber pra onde ir, mas vamo que vamo.

Este ano, escrever tem sido mais fácil do que o mesmo período do NaNoWriMo do ano passado. A palavra de ordem tem sido “desapego”. Desapego pela forma, pelas firulas narrativas que vão deixar o texto mais encorpado e bonito depois, desapego por descrições e tudo que é superfulo dentro do primeiro draft. Não é fácil, principalmente quando se está acostumado a escrever coisas prontas pra serem consumidas (o que sim, eu sei que é um erro crasso, mas…), mas é possível.

Acho que tenho motivações melhores e maiores com a ideia desse ano também, se é que isso é possível. Talvez um dia eu consiga escrever algo pelo simples prazer de indulgir esse hábito de criar e dar forma às coisas através das palavras, mas no momento a escrita é apenas a mídia na qual me sinto mais confortável para exprimir coisas que não consigo atingir através dos desenhos e ilustrações. Talvez isso mude um dia, talvez não. Só sei que a jornada envolvendo a jornada de meus personagens, até agora, tem sido ótima e bem estimulante. Ajuda ter parceiras de escritas maravilhosas como as amigas que tenho cultivado ao longo do último ano, fora todos aqueles dispostos a dar um pitaco ou dois sobre a estória. É impossível para um artista – seja um escritor, um músico, um desenhista, um ator – existir no vácuo, então se você tem alguém próximo a você que se expressa artisticamente de algum modo, apoie essa pessoa. Um elogio que seja, um tapinha nas costas. Qualquer coisa. Só apoie os artistas perto de você.

Enquanto isso, vou continuando aqui com meus personagens – que já estão se rebelando e se revelando como muito mais do que eu tinha pensado, inicialmente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s